segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primórdios

Provavelmente os primeiros habitantes dos Camarões foram os Bakas, tribos de Pigmeus que ainda vivem nas florestas do sudeste do país. A língua Bantu teve a sua origem nas terras altas dos Camarões, mas a muitos dos falantes partiram antes da chegada dos primeiros invasores.
Entre os finais da década de 1770 e o início de 1800, os Fula, um povo islâmico conquistou a maior parte das terras que atualmente constituem o norte dos Camarões, subjugando ou desalojando os habitantes, na maioria não muçulmanos.
O nome do país deriva do nome lusófono antigo do rio Wouri, rio dos Camarões, devido à grande quantidade do crustáceo[1]. Apesar do nome do rio ter modificado para uma palavra de origem local, o termo Camarões permaneceu mesmo em outras línguas para designar a região[2].
Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões datar do século XV, a malária impediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino se tornaram disponíveis. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de escravos foi reprimido a meio do século XIX, ainda na parte final deste século instalaram-se nos Camarões missões cristãs, as quais continuam a desempenhar um papel na vida do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário