sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Notícias : Paul Biy reeleito Presidente dos Camarões

Paul Biya, no poder há quase 30 anos, foi reeleito presidente dos Camarões para um sexto mandato com 77,989 por cento dos votos, segundo os resultados proclamados hoje pelo Tribunal Supremo de Yaoundé, noticiou a AFP.

Paul Biya, 78 anos, obteve 3.772.527 votos (77,989 por cento), derrotando o adversário mais direto, John Fru Ndi, da Frente Social Democrática (SDF), que se quedou pelos 578.175 votos (10,712 por cento), referem os resultados anunciados pelo primeiro presidente do Tribunal Supremo, Alexis Dipanda Mouelle.
A oposição, que reclama a anulação do escrutínio, tinha anunciado rejeitar antecipadamente os resultados eleitorais.
"O candidato Paul Biya é declarado presidente por ter obtido a maioria dos votos expressos", declarou Dipanda Moelle ao terminar a leitura dos resultados, que começou hoje de manhã e durou mais de oito horas. As eleições decorreram no dia 09 do corrente mês.
Biya era o principal favorito às presidenciais em que participaram outros 22 candidatos. Um total de 7.521.651 eleitores foram chamados a participar na votação, numa só volta e onde a taxa de participação era uma das principais questões.
Com uma taxa oficial de participação de 65,82 por cento, a votação registou a mais baixa afluência dos últimos anos, já que em 1997 obteve 81,35 por cento e em 2004 82,83 por cento.
Na segunda-feira, John Fru Ndi, o principal candidato da oposição, e seis líderes da oposição assinaram uma declaração rejeitando antecipadamente "qualquer resultado" que viesse a ser anunciado pelo Conselho Constitucional.
"Caso o Conselho Constitucional se recuse a anular esta farsa eleitoral e persista em proclamar os resultados, apelamos (...) ao povo que se manifeste em massa a favor do seu direito de participar em eleições livres e transparentes", afirmaram no documento, denunciando "um ambiente eleitoral (...) caótico com inúmeras irregularidades".
Em Douala (sul), a capital económica dos Camarões, as autoridades proibiram as manifestações, segundo a imprensa local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário